Cenário educacional Universitário brasileiro - Rankings universitários

O cenário educacional das universidades no Brasil , de acordo com os últimos dados do INEP feito em 2019, o Brasil possui 2.608 instituições de educação superior, sendo que 79,6% são faculdades. E também demostra que a rede de ensino superior possui 88,4%  instituições privadas e 11,6% de instituições públicas. Além disso, no conjunto das universidades as instituições privadas possuem uma quantidade de alunos matriculados superior as intuições pública.

 E através dos danos  obtido pelo INEP, percebe-se que, a partir do ano de 2013 até ao de 2019 ocorreu o crescimento nas matrículas em universidades, porém de maneira lenta, mantendo uma estabilidade, sendo diferente em relação ao ano de 2009 entre 2012. Em relação ao aumento geral da porcentagem de matrículas no ensino superior entre o ano de 2009 e 2019 foi de 43,7%.

Em relação aos rankings universitários no Brasil, o Ranking Universitário Folha (RUF), fez uma pesquisa utilizando quatro indicadores sobre pesquisa académica, inovação, avaliação do mercado e a qualidade de ensino, para avaliar as universidades púbicas e privadas. E de acordo com resultados obtidos pelo RUF na classificação das 191 universidades e mais 41 centro universitários e faculdades, quem lidera o ranking da melhor universidade pública do pais é a Universidade de São Paulo (USP), e como a melhor universidade privada  ficou a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Analisando os dados entende-se que, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) por ser um instituição nova, se encontra em 167 lugar no ranking.

veja mais em: RANKING UNIVERSITARIO FOLHA


veja mais em: Censo da educação superior


Fonte: INEP, Censo da Educação Superior, 2019.


Comentários