Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia

              

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, ele foi um educador e filosofo brasileiro, e foi considerado uns dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Freire abrange vários aspectos que enfatizam as exigências que compõem as  formas de ensino.

 Ele ressalta a relação entre docentes e discentes no contexto acadêmico e social, visando a liberdade democrática e estimulando a exploração do conhecimento de ambos, promovendo uma educação ampla, na qual todos podem aprender e ensinar de maneira diversificada. Além disso, Freire destaca a importância do educador pesquisar e se aprimorar com os assuntos  atualizados, levando em conta os assuntos políticos, sociais e culturais.   

 Através dos aspectos abordados pelo autor é importante ressaltar que, ensinar vai muito além de estar em uma sala entre quatro paredes passando um conteúdo didático. Mas que, ensinar  exige estética e ética, liberdade a autoridade, humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores, entre outras coisas. Cada conceito que Freire trás no livro é de grande importância para o crescimento individual e coletivo, proporcionando uma relação entre ensino, liberdade, sociedade, autonomia e respeito.

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                                                                   Paulo Freire

Fonte: Instituto Paulo Freire, 2018


 

  

Comentários

  1. Jamile que tal agregar ao seu post um análise sua, ainda que breve, sobre o papel da universidade. Acho que ficaria bem legal.

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