Universidade e Pluriversidade

Boaventura de Souza Santos nasceu em 15 de novembro de 1940, ele é doutor em Sociologia e professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Boaventura foi entrevistado por Manuela Guilherme e Gunther Dietz, em entrevista ele fala sobre a tendência do conhecimento universitário que é a base de um modelo hegemónico universalizador que, na nossa opinião, também atrai o modelo tradicional da universidade moderna europeia e a tendência do conhecimento pluriversitário que promove os saberes ecológicos, plurais e contra-hegemónicos. 

Ele ressalta que essas duas tendências coexistem mas não com a mesma intensidade. Pois a tendência do conhecimento universitário busca  converter a educação universitária num serviço altamente rentável para o investimento de capital. Já o conhecimento de pluriversidade é um movimento social que lutavam pelo reconhecimento da diferença cultural, histórica, sexual, regional e etno-racial.

A pluriversidade é uma forma de ensino que explora as diversidades de conhecimentos, é contra a autoridade e a superioridade, faz a junção de saberes e luta em defesa pelos ideais da sociedade. E Boaventura destaca a importância dos  programas de extensão universitária e comunitários, e do quanto é essencial que todas universidades  adotem o movimento contra-hegemónico.

veja mais em: Universidade e Pluriversidade

                                                                     

                                                                       Boaventura

Fonte: Boitempo Editorial, 2017


Comentários