Historia da Universidade e o Plano orientador da UFSB



As raízes das Universidades estão ligadas aos registros históricos de instituições que surgiram nos anos de 386 a.C.- 83 d.C. chamada Akademia formalizada por Platão e também Aristóteles formalizou a instituição Liceon. Eles foram os precursores das instituições e contribuíram como influencia para criação de colégios e universidades. E foi a partir dos séculos XI e XV que surgiram as universidades como a Bolonha na Itália em 1088 e a Oxford na Inglaterra em 1096. Entre os séculos VXI e XX ocorreu a reforma protestante que ficou marcado pela crise universitária entre igreja e ciência, na qual a partir de 1924 Kant lançou uma nova base para uma universidade moderna. 
Através  das reformas e revoluções que ocorreram entre esses séculos, no ano de 1910 ocorre a reforma Gilmar Flerner, quando surgi o regime de ciclos, sendo que 2006 a Universidade Federal do ABC (UFABC) e em 2007 a Universidade Federal da Bahia (UFBA) adotaram o Bacharelado Interdisciplinar. É interessante como os estudiosos de antigamente contribuíram e continua contribuído para formação e desenvolvimentos de instituições de ensino na atualidade.

Veja mais em: História da Universidade

Já no século XXI no ano de 2013 foi fundada a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com intuito de  atender às exigências educacionais do mundo contemporâneo, bem como às especificidades culturais, sociais, artísticas e econômicas da Região Sul do Estado da Bahia. A UFSB adota um modelo interessante de ensino que são divididos em três ciclos, que abrangem desde de uma formação ampla para uma formação especifica, proporcionando ao aluno um ensino diversificado, levando em conta a inclusão e sustentabilidade. E as obras de Anísio Teixeira são as principais fontes de inspiração para o modelo da universidade.



                                     
Fonte: UFSB, 2020


Comentários